Pelo presente instrumento, e na presença do Ex.mo Sr. Prefeito do Distrito Federal, Dr. Plínio Cantanhede, empossa-se a primeira Diretoria do Clube de Diretores Lojistas de Brasília, eleita aos 28 dias do mês de maio de 1965, nos salões da Associação Comercial do Distrito Federal e empossada aos 4 dias do mês de junho de 1965 nos salões do Hotel Nacional de Brasília.
2º Termo de Posse
Da Diretoria, eleita em Reunião Plenária, Extraordinária, realizada em 23 de maio de 1968, para o período de : 31 de maio de 1968 a 31 de maio de 1969.
“O funcionamento do serviço de proteção ao crédito foi o que alavancou o comércio da capital”
- Na opinião do presidente fundador, José de Melo.
Em 1965, quando a CDL-DF foi constituída oficialmente e formou a primeira diretoria, já havia grupos fortes atuando no comércio da nova capital da República. A proposta inicial era fazer funcionar, como no restante do País, o serviço de proteção ao crédito. Já existia, contudo, um serviço prestado por empresa privada, o qual operava com a sigla SPC, o que obrigou o SPC da CDL a existir como DPC (Departamento de Proteção ao Crédito) inicialmente.
Pela primeira vez foi discutido na CDL a proposta de decoração da cidade e das lojas para o Natal, visando a permanência, em Brasília, de moradores e a vinda de seus familiares de outros estados, nesse período do ano, e a consequente movimentação do comércio. No primeiro momento, o Departamento de Turismo – Detur- , atual Agência para o Desenvolvimento do Turismo, não incorporou a ideia, vindo fazê-lo seis anos mais tarde.
Na avaliação do primeiro presidente da CDL, a grande importância da entidade está no fato de que não examina o que a pessoa possui em bens, mas o caráter, “pois o indivíduo de bom caráter é bom pagador, cumpre seus compromissos e tem crédito”.