Ennius Marcus de
Moraes Muniz

2003 - 2006

1º Diretoria

Ennius Marcus de Moraes Muniz

Presidente

Edson Monteiro dos Santos

1º Vice-presidente

José Carlos Magalhães Pinto

2º Vice-presidente

Geraldo César de Araújo

Diretor secretário

Álvaro Silveira Júnior

Dir. de patrimônio e finanças

Antônio Xará

Diretor do SPC

José Samuel P. de Vasconcelos

Diretor técnico

Paulo Maurício Ferreira

diretor de marketing

Antônio A. C. de Moraes Filho

Diretor Comercial

Marcos Cardoso da Silva

Diretor de Relações Institucionais

Talal Ahmad I. K. Abu Allan

Diretor de Assuntos Internacionais

Wagner G. da Silveira Júnior

Diretor de Informática e Telecomunicações

Afonso Celso Berbereia

Diretor de Comunicação Social

José Vicente R. Estevanato

Diretor de Assuntos Assistenciais

Aldo Ramalho Picanço

Diretor de Lojistas de Shopping

2º Diretoria

Ennius Marcus de Moraes Muniz

Presidente

José Vicente Rocha Estevanato

1º Vice-presidente

Marcos Cardoso Cézar da Silva

2º Vice-presidente

Geraldo César de Araújo

Diretor secretário

Álvaro Silveira Júnior

Dir. de patrimônio e finanças

Wagner G. da Silveira Júnior

Diretor do SPC

Aldo Ramalho Picanço

Diretor técnico

Paulo Maurício Ferreira

diretor de marketing

Antônio A. C. de Moraes Filho

Diretor Comercial

José Carlos Magalhães Pinto

Diretor de Relações Institucionais

Talal Ahmad I. K. Abu Allan

Diretor de Assuntos Internacionais

Wagner G. da Silveira Júnior

Diretor de Informática e Telecomunicações

Carlos R. Fumio Saegussa

Diretor de Comunicação Social

José Samuel P. de Vasconcelos

Diretor de Assuntos Assistenciais

Glauco Oliveira Santana

Diretor de Lojistas de Shopping


Nesse período, a entidade direcionou seus programas e projetos na área interna, institucional, política, de capacitação e mercado, sempre com foco voltado para o lojista, dentro de sua proposta de defesa dos interesses do comércio do Distrito Federal.

A entidade, no ano de 2003, atuou de forma transparente e ética, tendo pautado a condução de sua política em 39 anos no Distrito Federal. Isso permitiu-lhe alcançar posição de destaque, respeito e credibilidade no comércio. Damos continuidade com muita seriedade a um plano que teve início na gestão do ex-presidente Pedro Américo Pires de Araújo. Os significativos resultados alcançados, no primeiro ano dessa gestão, devem-se ao excelente trabalho da diretoria e dos conselheiros, que têm se empenhado para continuar construindo uma entidade respeitada no comércio e na sociedade, juntamente com uma equipe de funcionários comprometida com a CDL.”

- Palavras de Ennius Marcus de Moraes Muniz.

A CDL implantou novos projetos e serviços voltados para os associados e o mercado.

Entre eles, a cooperativa de crédito, a licitação de serviços, o registro de inadimplentes pela Internet e a carta de cobrança.

A criação da Cooperativa de Crédito é um dos principais projetos da entidade, que realizou em 2003 diversas ações para formatá-la. Neste sentido, promoveu reuniões de diretores com outras DLs, que já oferecem o serviço a seus associados - como Cuiabá e Belo Horizonte - e também encontros com lojistas, para informá-los sobre o funcionamento de uma cooperativa, como ser um cooperado, quais os serviços a serem oferecidos e as vantagens para os lojistas se associarem a este tipo de instituição financeira. Como entidade representativa do comércio, a CDL pretende fomentar a criação da cooperativa, que terá sua própria administração e gerenciamento. As muitas atividades prévias, assim como as incansáveis reuniões e o desenvolvimento de projetos, antecedem a autorização do Banco Central para o funcionamento efetivo da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Lojistas do Distrito Federal (CrediLojista), que deverá ocorrer no início do 2° semestre de 2004.

Dia da Vovó

A CDL promoveu, pela primeira vez, uma campanha para divulgar o Dia da Vovó, comemorado em julho, com o tema: "Ela até pode esquecer. Ainda bem que tem você para lembrar". A campanha distribuiu 70 outdoors e centenas de cartazes nas lojas, lembrando a data para incentivar as vendas.

Mídia para Todos

Também lançou o projeto Mídia para Todos, permitindo que os associados divulgassem suas empresas na mídia com descontos de até 70%. O objetivo foi facilitar que micro e pequenas empresas pudessem fazer publicidade de seus produtos e incrementar as vendas.