Da Diretoria do Clube de Diretores Lojistas do Distrito Federal, eleita em Assembléia Geral Ordinária, realizada aos 22 dias do mês de maio de 1991, para período de 1º de junho de 1991 a 31 de maio de 1993.
2º Termo de Posse
Da diretoria, Conselho Fiscal e Conselho Consultivo, eleita em Assembléia Geral Ordinária dos sócios efetivos do Clube de Diretores Lojistas do Distrito Federal, realizada aos 19 dias do mês de maio de 1993, para o período de 1o de junho de 1993 a 31 de maio de 1995.
Novas salas no segundo andar do Edifício Sônia
Instalações físicas adequadas, informatização dos meios de consulta atualizada, era possível pensar em novos projetos. Este mandato marca a aquisição de novas salas no segundo andar do Edifício Sônia, implantação de um PABX, a efetivação da compra das salas do Setor Comercial Norte, reforma das instalações da sede da CDL e início de uma aproximação com a imprensa do Distrito Federal, a fim de esclarecer à população o movimento do comércio e as ações da entidade com relação ao setor que está entre os mais importantes da economia local.
Os funcionários da CDL também obtiveram conquistas significativas nesse período.
Um plano de saúde abrangente para garantir a tranquilidade dos colaboradores e suas respectivas famílias foi contratado; o programa de cesta básica mensal foi implementado e integrou-se ao calendário de eventos da entidade a festa de confraternização de fim-de-ano. O número de empregados aumentou, registrando no final do mandato o total de 70 pessoas. FOTO: dimas05
A necessidade de reconhecimento ao desempenho do segmento lojista também instigou a CDL a criar uma premiação. Em 20 de outubro de 1993 foi lançado o prêmio “Lojista do Ano”.
Fundação CDL de Amparo ao Menor
De outro lado, a preocupação com o crescimento do número de jovens em risco social no Distrito Federal, estimulou o desenvolvimento de um projeto para a criação de uma escola social, o qual foi se aprimorando e transformou-se na Fundação CDL de Amparo ao Menor, com Estatuto e orientações. A Fundação foi rebatizada com o nome de Fundação CDL-DF, e prossegue na atividade de apoiar entidades formadoras de jovens em risco social, prestando atendimento de zero aos 16 anos de idade.
Balcões da CDL
A medida em que a CDL promoveu atualizações e implantava serviços, também evidenciava-se a necessidade de expandir o raio de ação desses benefícios para os associados de todo o Distrito Federal. A aproximação ao lojista das cidades-satélites iniciou nesse período, através da implantação de balcões da CDL. O número de associados cresceu e a entidade precisava de uma sede capaz de atender adequadamente a todos. Em 1994, iniciam as análises das propostas para uma nova sede.
Cursos de aperfeiçoamento profissional
Começam a ser oferecidos para lojistas e seus funcionários por intermédio de acordos feitos com o Sebrae e Senac. Os primeiros cursos eram ministrados nas áreas de Qualidade Total e Crédito e Cobrança, nesse período também começaram as considerações sobre a viabilização de uma faculdade para a formação do profissional do comércio.
Surge também a ideia de promover uma liquidação geral no Distrito Federal, o “Liquida DF” que foi se concretizar sete anos mais tarde como “Liquida Tudo”.
A integração dos SPCs vai se apresentando como uma realidade em algumas regiões, a fim de garantir maior segurança aos comerciantes, e a CDL-DF estabelece um convênio com a CDL de Formosa (GO) nesse sentido.
O volume de serviços prestados aos associados também se estendia através de parcerias firmadas com outras instituições como foi o caso da aproximação com a Junta Arbitral da Associação Comercial e Industrial, a fim de facilitar as relações entre empresas com base na Lei de Arbitragem (Lei 9.327 / 1966).