Pedro Américo
Pires de Araújo

2001 - 2002

Diretoria

Pedro Américo Pires de Araújo

Presidente

Ennius Marcus de Moraes Muniz

Vice-presidente

José Carlos Magalhães Pinto

Diretor secretário

José Vicente Estevanato

Dir. de patrimônio e finanças

Antônio Xará

Diretor do SPC / dpc

Edson Monteiro dos Santos

Diretor técnico

Wagner Gonçalves da Silveira

Diretor comercial

Afonso Celso Berbereia

diretor de marketing

Antônio Augusto C. de Moraes

Diretor de Relações Governamentais

Talal Ahmad Ismail K. Abu

Diretor de Assuntos Internacionais

Avaldir da Silva Oliveira

diretor de informática e tecnologia

Geraldo César de Araújo

Diretor de Comunicação Social

Márcio de Paula R. da Cunha

Diretor de Assuntos Assistenciais

Termo de Posse

Aos dois dias do mês de janeiro de 2001, toma posse a nova Diretoria e Conselho Fiscal da Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal, eleita em Assembléia Geral Ordinária, realizada aos vinte e dois dias do mês de novembro de 2000, para o período de 1º de janeiro de 2001 à 31 de dezembro de 2002.


Prezado associado, Um ano de mandato frente a uma entidade de classe é pouco tempo para realizar. Mas é tempo suficiente para implementar modelos, rever paradigmas e dar início a novos processos. Os objetivos são claros diante da implantação das propostas apresentadas juntamente com a intenção de conduzir os rumos de uma entidade com a representatividade da CDL-DF nesse período que se estende até o final de 2002. Queremos garantir aos comerciantes do Distrito Federal a referência de uma entidade atual para representá-los à altura dos esforços que empreendem em suas próprias empresas. Essa meta, porém, encontra barreiras culturais e econômicas para se concretizar, o que é esperado. O que o associado da CDL-DF não espera é que seus dirigentes recuem diante dessas barreiras. Nós não recuamos e, agora, passado um ano de administração, já caminhamos rumo à consolidação de vários programas.”

- Palavras de Pedro Américo Pires de Araújo.

Capacitação Profissional

A CDL-DF projetou e implantou um novo sistema de relacionamento com seus associados, através da criação de mecanismos e processos de estímulo ao crescimento profissional e percepção das mudanças com as respectivas adequações às exigências do ambiente mercadológico. Foram efetivados em 2001:

A criação do Centro de Formação para o Varejo, com cursos básicos, técnicos e tecnológicos;

As parcerias e convênios com a Universidade de Brasília (UnB); Chaplim Informática; Wizard; DentalCorp; Samdel e Banco do Brasil. Cada organização comprometeu-se com a CDL-DF em oferecer subsídios que representem ganhos especiais e relevantes aos associados que buscarem esses acordos;

A criação do Ciclo de Palestras. Foram promovidos 12 eventos com a participação de renomados consultores e analistas. Mais de sete mil lojistas estiveram presentes nas palestras.

A realização de cursos em 37 temas voltados ao comércio e suas diversas especificidades, obtiveram a participação de mais de três mil pessoas;

A realização do 1° Fórum de Educação Profissional do Varejo;

A realização do 1° Fórum do Varejo da América Latina

Algumas iniciativas da CDL, nesta gestão, alteraram a perspectiva da rotina do comércio para sempre no Distrito Federal. A disponibilidade e a variedade de serviços que a entidade passou a oferecer aos associados estabeleceu novos conceitos principalmente no que diz respeito a garantias para os lojistas. Entre os quais se destacam: a consolidação do SPC Brasil que permite a consulta nacional na base de dados de registros de inadimplência, bem como seu funcionamento por 24 horas; a criação do Cheque Garantido e o registro gratuito de inadimplentes. Também é implantada nesta gestão o Liquida Tudo, a maior liquidação do Distrito Federal, promovida pela CDL.

O equilíbrio do comércio, no período de dificuldades econômicas nacionais, através de soluções imediatas propostas pela entidade foi conseguido com uma Campanha de Reabilitação de Crédito e de Incentivo às Vendas envolvendo, como no Liquida Tudo, além dos associados, os bancos, financeiras, operadoras de cartões de crédito, visando reposicionar o nível de crédito da população.

Prêmio Mérito Lojista

A reedição do Prêmio Mérito Lojista é outro aspecto que marca a gestão. A homenagem visa, sobretudo, valorizar aquelas personalidades que contribuíram para fomentar o comércio do Distrito Federal.

A CDL também promoveu a aproximação dos ex-presidentes da entidade e a transferência de experiências com a criação do Conselho Consultivo que integra representantes do movimento lojista do Distrito Federal com vivências diferenciadas para a discussão e encaminhamento de questões atuais.