Aos dois dias do mês de janeiro de 2001, toma posse a nova Diretoria e Conselho Fiscal da Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal, eleita em Assembléia Geral Ordinária, realizada aos vinte e dois dias do mês de novembro de 2000, para o período de 1º de janeiro de 2001 à 31 de dezembro de 2002.
“ Prezado associado,
Um ano de mandato frente a uma entidade de classe é pouco tempo para realizar. Mas é tempo suficiente para implementar modelos, rever paradigmas e dar início a novos processos. Os objetivos são claros diante da implantação das propostas apresentadas juntamente com a intenção de conduzir os rumos de uma entidade com a representatividade da CDL-DF nesse período que se estende até o final de 2002. Queremos garantir aos comerciantes do Distrito Federal a referência de uma entidade atual para representá-los à altura dos esforços que empreendem em suas próprias empresas. Essa meta, porém, encontra barreiras culturais e econômicas para se concretizar, o que é esperado. O que o associado da CDL-DF não espera é que seus dirigentes recuem diante dessas barreiras. Nós não recuamos e, agora, passado um ano de administração, já caminhamos rumo à consolidação de vários programas.”
- Palavras de Pedro Américo Pires de Araújo.
Capacitação Profissional
A CDL-DF projetou e implantou um novo sistema de relacionamento com seus associados, através da criação de mecanismos e processos de estímulo ao crescimento profissional e percepção das mudanças com as respectivas adequações às exigências do ambiente mercadológico. Foram efetivados em 2001:
A criação do Centro de Formação para o Varejo, com cursos básicos, técnicos e tecnológicos;
As parcerias e convênios com a Universidade de Brasília (UnB); Chaplim Informática; Wizard; DentalCorp; Samdel e Banco do Brasil. Cada organização comprometeu-se com a CDL-DF em oferecer subsídios que representem ganhos especiais e relevantes aos associados que buscarem esses acordos;
A criação do Ciclo de Palestras. Foram promovidos 12 eventos com a participação de renomados consultores e analistas. Mais de sete mil lojistas estiveram presentes nas palestras.
A realização de cursos em 37 temas voltados ao comércio e suas diversas especificidades, obtiveram a participação de mais de três mil pessoas;
A realização do 1° Fórum de Educação Profissional do Varejo;
A realização do 1° Fórum do Varejo da América Latina
Algumas iniciativas da CDL, nesta gestão, alteraram a perspectiva da rotina do comércio para sempre no Distrito Federal. A disponibilidade e a variedade de serviços que a entidade passou a oferecer aos associados estabeleceu novos conceitos principalmente no que diz respeito a garantias para os lojistas. Entre os quais se destacam: a consolidação do SPC Brasil que permite a consulta nacional na base de dados de registros de inadimplência, bem como seu funcionamento por 24 horas; a criação do Cheque Garantido e o registro gratuito de inadimplentes. Também é implantada nesta gestão o Liquida Tudo, a maior liquidação do Distrito Federal, promovida pela CDL.
O equilíbrio do comércio, no período de dificuldades econômicas nacionais, através de soluções imediatas propostas pela entidade foi conseguido com uma Campanha de Reabilitação de Crédito e de Incentivo às Vendas envolvendo, como no Liquida Tudo, além dos associados, os bancos, financeiras, operadoras de cartões de crédito, visando reposicionar o nível de crédito da população.
Prêmio Mérito Lojista
A reedição do Prêmio Mérito Lojista é outro aspecto que marca a gestão. A homenagem visa, sobretudo, valorizar aquelas personalidades que contribuíram para fomentar o comércio do Distrito Federal.
A CDL também promoveu a aproximação dos ex-presidentes da entidade e a transferência de experiências com a criação do Conselho Consultivo que integra representantes do movimento lojista do Distrito Federal com vivências diferenciadas para a discussão e encaminhamento de questões atuais.
Pedro Américo Araújo assina convênio com a UnB, representada pelo Vice-reitor, Timothy Mulholand
Convênio com a Wizard visa aprimorar os conhecimentos dos associados em inglês e espanhol
Primeira reunião da diretoria eleita para gerir a CDL nos anos 2001/2022
CDL-DF e Junta Comercial promovem parcerias para facilitar a rotina do lojista