Ao primeiro dia do mês de outubro de 1996, toma posse a nova Diretoria, Conselho Fiscal e consultivo da Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal, eleita em Assembléia Geral Ordinária, realizada aos quatro dias do mês de setembro de 1996, para o período de 1º de outubro de 1996 à 30 de setembro de 1998.
“ Olhar para trás, contemplando nossa história - como sociedade ou indivíduo - é o melhor caminho para a conquista de um futuro ainda mais promissor, inspirado em premissas fortes e fincado em bases sólidas. É assim que nos sentimos diante dos expressivos resultados que a Diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal logrou obter nos últimos dois meses de 1996, quando iniciada a atual gestão, e ao longo de 1997. Sob o ponto de vista institucional, a CDL assumiu de fato a relevância que faz por merecer como uma associação que reúne o extrato mais importante do setor produtivo do Distrito Federal, tanto no que diz respeito à oferta de empregos ou quanto no recolhimento de impostos, participando de todas as ações - inclusive de natureza política - em que nossa intervenção foi requerida.”
- Palavras de Antônio Augusto Carvalho de Moraes.
A CDL obteve um aumento significativo no quadro de associados no ano de 1997, com mais de 730 empresas. Um crescimento de 66%, totalizando cerca de 1.800 associados. A expansão e a melhoria de qualidade dos serviços da CDL foram fator preponderante na atração de novos associados.
A CDL-DF e a Fundação CDL de Amparo ao Menor
Juntas, promoveram em Outubro de 1997 o II Fórum de Debates, em parceria com o jornal Correio Braziliense. Envolvendo na discussão do Governo, entidades filantrópicas e iniciativa privada, o II Fórum contribuiu para a análise da situação das crianças e adolescentes carentes do DF, tendo como tema central o combate à violência.
Em 1997, a CDL implantou sua home page na Internet, possibilitando um fácil acesso dos associados às informações úteis,como estatísticas de consultas e inadimplência, publicações, etc.
Em 1998 foi adotada a decisão de instalar a CDL-DF em um edifício-sede, a ser finalizado no ano 2000, no Edifício Guanabara, no Setor Comercial Sul de Brasília, sendo então renomeado de Edifício CDL.
Também neste ano, a Diretoria estimulou a criação e desenvolvimento da CDL Jovem, um movimento que revela novas lideranças e vocações empresariais, através da troca de experiência e da promoção de cursos, palestras e treinamentos de jovens empresários.