Joel Campanatti

1985-1989

Diretoria

Joel Campanatti

Presidente

Sidney Veiga

Vice-presidente

Sérgio Luiz Viott

Diretor D.P.C

Dimas Thomas Fonseca

Diretor financeiro

Eurípedes José de Oliveira

Diretor técnico

João Manoel dos Santos

Diretor secretário

Edson Francisco Verri

Diretor Patrimônio

Lázaro Marques Neto

Diretor comunicação social

Osnir de Abreu das Laranjeiras

Diretor executivo

Termo de Posse

Da Diretoria do Clube de Dirigentes Lojistas de Brasília, eleita  para o período de 1° de junho de 1985 a 31 de maio de 1987. Essa diretoria foi reeleita para o biênio 1987/1989.

Substituição de Diretoria

No período de 10 de novembro de 1980 a 31 de maio de 1981, Joel Campanatti assume a presidência da CDL-DF em consequência do afastamento do presidente e permanece até encerramento deste mandato.

Na CDL começava a ganhar forma um novo plano de expansão visando a conquista de novos integrantes. E os associados foram segmentados por categoria de mensalidade e pelo porte da atividade exercida no comércio.

Novos associados chegaram e também ideias para colocar em prática com urgência como o sistema de Telecheque para consultas a partir dos terminais telefônicos das lojas. Houve uma ampliação no número dos ramais do PABX e foi implantado o banco de dados do Telecheque que também tinha a denominação de “Telefone Azul”, o qual recebeu do Sistema Telebrás a concessão de um número especial com quatro dígitos para o serviço, bastava discar 1522.

A ampliação do universo de associados mostrou que um canal de comunicação direto já se justificava e era fundamental para que a entidade tornasse de conhecimento público suas ações e programas. Foi criado o informativo “O Lojista” que também servia ao Sindicato do Comércio Varejista de Brasília.

Já completava 20 anos a discussão sobre o registro da sigla SPC como marca da CDL, mas Brasília ainda não detinha essa exclusividade e mantinha o serviço identificado com a sigla DPC. No dia 13 de novembro de 1985, a CDL-DF solicita à CNDL que remeta uma carta a todas as Juntas Comerciais do País informando de que é a legítima proprietária das marcas DPC e SPC impedindo, assim, registros de empresas com esses nomes nos órgãos competentes. Na mesma semana, a CDL é comunicada sobre o fato de que a firma SPC, empresa particular existente em Brasília, estava fazendo intercâmbio de informações com outros SPCs do Brasil como se fosse o DPC da CDL.

Campanha Promocional

No período, foram realizadas as campanhas promocionais do Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia da Vovó, antecipe suas compras, Dia das Mães, quando o CDL, adquiriu tapes, spots e cartazes alusivos às datas acima e com apoio das emissoras TV Globo, TV Brasília, TV Nacional, TV Bandeirantes, TVS, Rádio Nacional, Rádio Manchete, Rádio Jornal de Brasília, Rádio Transamérica, lá-dio Brasília, Rádio Planalto, Rádio Globo, foram levados ao ar os tapes e spots promocionais e a distribuição junto dos centros comerciais e lojistas em geral dos cartazes para incrementar as vendas.

A empolgação para firmar Brasília como Capital brasileira do Natal persistia e ao lado de uma campanha pela antecipação das compras de fim de ano, a cidade se enfeitou mais uma vez, em 1987, para as Festas como empenho da CDL, Associação Comercial do Distrito Federal e Departamento de Turismo.

Encontros e Congressos

O CDL participou no Rio de Janeiro em agosto de 1988, da eleição da Diretoria da CNDL, quando foi eleito a chapa encabeçada pelo Sr. Fúlvio Araújo Santos.

Participou do 299 Congresso Nacional do Comércio Lojista realizado em outubro de 1988, em São Paulo. Participou no Rio de Janeiro de reunião do Conselho de Representantes em março de 1989.

Reunião no auditório do CDL/DF, com segmentos lojistas e autoridades para tomada de posição contra a proliferação das feiras, principalmente no Centro de Convenções, dezembro/88.